domingo, 13 de setembro de 2009

Como escolher a primeira escola


Por Luciana Belliboni*
Esta é sem dúvida uma das decisões mais importantes que tomamos em relação à educação de nossos filhos. A escolha da primeira escola, da parceria que procuramos encontrar para que juntos possamos formar crianças preparadas e felizes.

São várias as questões que envolvem esse tema:

Como saber quando levar uma criança para a escola?
Não existe uma idade certa. O que existe é a necessidade que se apresenta para cada família e que acaba por impor esse momento. O fato de as mães precisarem voltar ao trabalho, a procura de espaço para brincar e o convívio com crianças da mesma idade são os primeiros indicadores que trazem automaticamente a outra pergunta.

Qual a melhor escola para o meu pequeno?
Antes de mais nada, vale colocar que hoje a distância, o trânsito e a segurança precisam ser realmente considerados e, portanto, as escolas mais perto da sua casa devem ser as primeiras a ser visitadas.

Quais os pontos de partida, o que procurar observar, o que perguntar?
Procure visitar a escola no horário de funcionamento e assim você poderá conhecer melhor o cotidiano, ver as crianças em atividade, os pais e a turma que trabalhará com seu filho.

Observe a limpeza, a segurança e o espaço, mas principalmente a conduta dos profissionais e a carinha das crianças.

É fácil perceber um grupo de adultos sensíveis, preparados e seguros, assim como uma turminha de crianças atendidas, cuidadas e felizes.

Procure conhecer o método de trabalho da escola, sua filosofia, sua história. Conte com a sua sensibilidade de mãe, o seu bom senso, e procure mais as afinidades do que a perfeição. É essencial que a escola e a família tenham os mesmos valores, sigam uma mesma linha para que a criança não sinta esse conflito e se perca nessa confusão. Se os pais têm uma maneira mais suave e mais liberal, não devem optar uma escola mais rígida e vice-versa.

Tenha em mente que aquele será o ambiente em que seu filho estará todos os dias e ali fará os primeiros amiguinhos. É sim! A sua vida como indivíduo, sua vida social, suas primeiras escolhas independentes, seu primeiro espaço e tantas primeiras conquistas acontecerão nessa escola.

Converse com seus amigos, troque ideias sobre suas escolhas, suas sensações, mas é muito importante compreender que nem sempre o que é bom para alguém será bom para nós também.

Considere acima de tudo aquilo que vocês, como pais, buscam, esperam e acreditam ser o melhor para a criança.

Visitem a escola várias vezes, não tenham receio de perguntar e, uma vez feita a escolha, assumam realmente uma parceria com a escola, confiem no trabalho da mesma e entreguem seu pequeno com alegria e a certeza de que aquele mundo novo está todo preparado para que ele se desenvolva, aprenda, brinque e cresça de maneira natural e feliz.

Tenham os olhos e o coração sempre bem abertos para observar e sentir e deixem que o dia a dia traga a certeza e as boas surpresas da primeira escola!

* Luciana Bertolucci Belliboni é pedagoga de São Paulo e apresentadora da versão brasileira da série Doces Momentos, do canal Discovery Home&Health.

Nenhum comentário:

Postar um comentário